sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Textos Jornalístico:Comunidades Virtuais

Universidade Federal da Bahia
Atividade de sule Sampaio, Adriana Halmann e Maria Helena Bonilla

REFLEXÕES ENTRE PROFESSORES EM BLOGS: ASPECTOS E POSSIBILIDADES


De acordo Adriana Halmann ( em seu texto acadêmico ): Reflexões entre professores em blogs: Aspectos e possibilidades, os blogs são meios de comunicação virtual de bastante relevância, não apenas na esfera da interação social, mas também no campo educacional.
O uso dessa nova ferramenta vem proporcionando novas formas de relacionamentos, onde o instigar e o investigar são os principais motivos de dinamização desses diários virtuais.
Através da comunicação virtual formulou-se conceitos ligados a redes de interação. O texto fala desse interligamento que aos poucos constituiu-se como verdadeiros fios condutores de trocas de experiências e aprendizagens; enfim, de culturas que se misturam e se transformam.
Essa idéia de interação, colaboração e cooperação virtual ainda intriga muitas pessoas, pois se discute muito a questão colaborativa de comunidades virtuais. Há os que defendem a concepção de que comunidades virtuais não se resumem apenas em pequenas articulações na web e sim em articulações maiores de interesse comum.
Voltando aos blogs, estes são vistos como uma ferramenta de comunicação de amplitude bastante promissora, uma vez que não há privilegiados, nem é preciso pertencer a um determinado grupo social para se apropriar do uso do mesmo. Todos, na condição de”aprendentes” ou não, tem o mesmo espaço e liberdade de expressar seus sentimentos, opiniões e o que mais lhes for pertinente.Na observação de Adriana Halmann, os blogs são fontes de igualdade social.A saber, não é preciso ser renomado para o sujeito se pôr no lugar de autor de sua própria obra( permita-me aqui o pleonasmo).Os blogueiros são, a cada momento de postagem autor e co-autor, inventor e reinventor nesse processo democratizador de opiniões.
No campo educacional, os blogs proporcionaram uma nova visão pedagógica. Através destes, é possível articular idéias, projetos ou simplesmente dividir experiências pedagógicas bem sucedidas.
Esses ambientes virtuais ( blogs ) ao ver de muitos estudiosos da área, são encarados como proporcionadores de inteligência coletiva. Nesta ótica, o individual perde seu papel de protagonista, dando lugar à coletividade de opiniões que se completam, se divergem, se instigam, mas acima de tudo, que se democratizam por si só.
É aí também que o sentimento de pertencimento de que tanto se fala na sociedade atual também se insere no mundo virtual. A necessidade de se pertencer a um determinado grupo social. Esse desejo que também recebe o nome de “teoria das necessidades humanas” abriu portas grandiosas no âmbito da globalização vigente. Hoje, não há muitas diferenças no que tange a satisfação das necessidades sociais. Temos essa prova quando refletimos no uso da moda, da internet, das inovações tecnológicas.... Junto com tudo isso, vemos uma nova sociedade, onde muitos paradigmas foram quebrados dando lugar e espaço para uma sociedade crítica, que questiona e se posiciona frente aos seus anseios sociais, político-filosóficos, morais, culturais, enfim...
O uso das redes digitais, em especial, dos blogs tem contribuído de forma grandiosa na construção e constituição de comunidades virtuais de aprendizagem. pois o mesmo ajuda na reflexão da prática pedagógica de maneira geral, conforme nos afirma Adriana halmann:

Refletir sobre a prática em blogs significa mais do que pensar isoladamente, formular idéias, discutir, contrapor, estar aberto a críticas e buscar outras formas de atuar na prática. Significa expor seus pensamentos e se expor significa dar a voz ao outro, ouvir críticas e quem sabe, mudar e lutar pela mudança do instituído.

domingo, 21 de setembro de 2008

GLOBALIZAÇÃO E MULTICULTURALISMO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Professores:Edivaldo e sule Sampaio - A Era da Globalização e o Multiculturalismo

A Globalização nos proporcionou integração em todos os ângulos: político-sociais, econômicos, convencionais,estéticos e principalmente multiculturais.Esta se encontra sintetizada num conjunto de transformações no comportamento das pessoas de forma bastante evidente.Junto com a globalização, veio também uma liberdade de pensamento que veio a culminar numa idéia de "sociedade mundial"única, no sentido de que todos sabem de todos( aldeia global), onde as articulações são facilitadas em tempo real por diferentes meios tecnológicos.
Acho interessante como globalização e multiculturalismo são intrínsecos, uma vez que toda essa mistura de culturas mundial só veio acontecer com a abertura das fronteiras.Automaticamente as culturas se encontraram, permitindo a inserção de uma noutra, não havendo mais, portanto, culturas genuinamente puras ( mesmo as mais radicais, como as orientais por exemplo, sofreram e sofrem algum tipo de alteração dos seus costumes).
Deixo aí entrelinhas para comentários, os quais serão muito bem vindos!

terça-feira, 16 de setembro de 2008

O conceito de Comunidades Virtuais de Redes

Vejo a comunidade virtual como um novo perfil de relacionamento social, uma vez que comunidade é relação, intrincidade, cooperatividades.Esta traz uma multiplicidade social bastante interessante,proporcionando cibercultura.
A cibercultura tem criado o que está sendo chamado de “mídia do cidadão”, onde todos são estimulados a produzir, distribuir e reciclar conteúdos.As expansões da cibercultura potencializam o compartilhamento, a distribuição, a cooperação e a apropriação dos bens simbólicos.A área acadêmica também tem se esforçado neste contexto, no que se refere a sinergia das causas tecnológicas e efeitos sociais e vive-versa.A batalha para conquista do espaço ainda está longe de acabar, porém, os cidadãos virtuais já estão produzindo conteúdos pelos princípios da liberação da emissão, da conexão generalizada e da reconfiguração da indústria cultural, o que parece ser um caminho irreversível na atual cibercultura

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Letícia Campos

SOU UMA PESSOA QUE ADORA COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS. ACREDITO QUE NA TROCA ESTÁ A VERDADEIRA APRENDIZAGEM; AQUELA QUE REALMENTE FAZ A DIFERENÇA. PORTANTO, ESTEJE À VONTADE PARA LER E COMPARTILHAR COMIGO DO QUE ACREDITO ( OU ATÉ DO QUE NÃO ACREDITO ), NA INTENÇÃO ÚNICA DE APRENDER O NOVO E TRANSFORMAR O APRENDIDO, DANDO-O NOVO CORPO, NOVA ALMA...