domingo, 21 de setembro de 2008

GLOBALIZAÇÃO E MULTICULTURALISMO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Professores:Edivaldo e sule Sampaio - A Era da Globalização e o Multiculturalismo

A Globalização nos proporcionou integração em todos os ângulos: político-sociais, econômicos, convencionais,estéticos e principalmente multiculturais.Esta se encontra sintetizada num conjunto de transformações no comportamento das pessoas de forma bastante evidente.Junto com a globalização, veio também uma liberdade de pensamento que veio a culminar numa idéia de "sociedade mundial"única, no sentido de que todos sabem de todos( aldeia global), onde as articulações são facilitadas em tempo real por diferentes meios tecnológicos.
Acho interessante como globalização e multiculturalismo são intrínsecos, uma vez que toda essa mistura de culturas mundial só veio acontecer com a abertura das fronteiras.Automaticamente as culturas se encontraram, permitindo a inserção de uma noutra, não havendo mais, portanto, culturas genuinamente puras ( mesmo as mais radicais, como as orientais por exemplo, sofreram e sofrem algum tipo de alteração dos seus costumes).
Deixo aí entrelinhas para comentários, os quais serão muito bem vindos!

2 comentários:

dulce disse...

Gostei de ler teu texto. De fato globalização e multiculturalismo caminham juntos .E apesar dos problemas sociais que enfrentamos com toda essa mistura ,temos muito a ganhar.
falaremos mais em outro momento

morando aqu disse...

Que bom sua produção heim!
Diria ainda que a globalização já é realidade no meio educacional. O multiculturalismo apresenta seu ponto forte entre os pesquisadores educadores que buscam usar as duas linguagens no intuito de disseminar o que há de bom de um ponto a outro do mundo. Isso é possível devido as fantásticas ferramentas tecnológicas e de uma gama de pessoas que interagem com o tambem objetivo de melhoria de mundo. A força da imagem Globalização e Multiculturalismo é provocada pelo querer aumentar o poder econômico. Tudo gira primeiro em torno dos negócios, o restante somos nós que aproveitamos.