sábado, 15 de novembro de 2008

Universidade Federal da Bahia(UFBA)
Programa de Formação Continuada de Professores do Município de Irecê
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Séries Iniciais/ II Turma 2008
Alunos: Eletícia P.Campos e Derisval S.S. Rocha

ATIVIDADE RIPE
PROFESSOR - NELSON PRETO

Projeto“Versos em verso”

“Um homem sem sonhos não tem transformação
e um homem sem transformação
Não realiza sonhos”.

Irecê-Bahia
Escola Municipal Tenente Wilsom Marques Moitinho 2008

TÍTULO: Versos em verso

ASSUNTO: Poemas
SÉRIE: Grupo 10( II ciclo )

TEMPO DE REALIZAÇÃO DO PROJETO: 01 ano para avaliação e possíveis ajustes.

1. Competência:

Possibilitar que os alunos utilizem a língua: Leitura, Escrita e Expressão Oral, como instrumentos de ampliação das suas capacidades e como elementos constituidores de si mesmos, enquanto sujeitos cognocentes que participam ativamente do mundo em que estão inscritos, tendo acesso a bens culturais.

Justificativa:

A intenção maior deste projeto é formar admiradores ativos da poesia.
Em geral, os adolescentes estão bastante desligados da linguagem estética literária. Neste sentido, a escola tem feito muito pouco, deixando aí, um déficit muito grande durante a vida estudantil do aluno. É preciso que haja mais preocupação por parte da Escola com relação às habilidades cognocentes do sujeito, pois é a Escola o referencial que faz a diferença na formação crítica, social e pessoal de cada cidadão.Será possível também, descobrir talentos no decorrer do projeto; sem deixarmos de levar em conta a possibilidade rica a qual teremos que é proporcionar às crianças a oportunidade de conhecer seus poetas conterrâneos, uma vez que esse trabalho norteará também os poetas locais com a intenção de valorizar e divulgar nossa própria cultura literária.

Objetivo Geral:

Desenvolver a linguagem verbal poética, esta que possibilita ao homem, representar a realidade física e social onde ele está inserido, possibilitando não só a autonomia do pensamento e das ações próprias, como também a capacidade de percepção crítica diante de um contexto alheio (de qualquer natureza).

Objetivos específicos:

*Canalizar o sentido conceitual prático de poesia;
* Conhecer as características da poesia;
* Apreciar a Linguagem poética;
* Desenvolver as competências: Leitura, Interpretação, Oralidade e Escrita;
* Conhecer e valorizar os poetas da terra( poetas locais );
* Incentivar o prazer pela leitura de textos poéticos; bem como despertar no aluno, o desejo de compor suas próprias poesias;
* Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
* Desenvolver a capacidade de se auto-expressar, tendo confiança em si mesmo;
* Perceber e adotar a postura correta no papel de declamador( falar em tom oratório);
* Presenciar atos de leitura e escrita;
* Socializar experiência de leitura;
*Assumir uma atitude curiosa frente à leitura;
*Desenvolver a ação corporal.

5. Conteúdos:

* Leituras e análises de textos poéticos;
* Realização de coquetéis de poesia(sem análise das escolas literárias que antecederam o Modernismo);
* Releitura crítica dos poemas através da Arte;
* Apresentação e interação com as “Poesias da Terra”(poetas locais);
* Pesquisas;
* Realização de Recital;
* Produção de cedê;
* Concurso de Poesia;

6. Orientações Didáticas:
* Levantamento prévio da concepção individual de poesia num contexto geral;
* Discussão sobre as marcas gráficas de um poema:- Características dos versos/ estrofes e rimas;- Poema formal/ Poema simplista;
* Abordagem do contexto social da época de diversos poemas: Século passado e Século atual;
* Apresentação de diversas poesias e texto contínuos para análise e discernimento dos poemas;
* Promover o uso de dicionário para que ampliem o vocabulário e compreendam melhor o sentido da poesia;
* Incluir a participação dos alunos a cada retomado do planejamento do projeto.

7. Metodologia

(Etapas previstas):
* Levantamento dos conhecimentos prévios do aluno a respeito do tema” poesia”;
* Apresentação do projeto bem como das etapas que serão trabalhadas e da culminância: Um Recital no final do ano letivo;
* Abrir etapas para sugestões e possíveis ajustes das etapas previstas;
* Estipular um dia por semana para trabalhar o projeto;
* Roda de leitura: ”Coquetel de poesias” - Oferecer vários livros de poesia e propor um recital em sala de aula;

OBS: Este primeiro momento dará uma visão segura da finalidade do projeto, que é dar ao adolescente/criança, a oportunidade de interação com o mundo poético. Neste sentido, não há tempo determinado para a realização do mesmo; nem tampouco nas próximas etapas a seguir.
* Trabalhar o contexto poético-literário de forma eclética, identificando as características e particularidades dos gêneros... ;* Interação com o “mundo” poético: primeiras declamações( neste primeiro momento, as declamações serão feitas pelo professor - uma forma de passar segurança e confiança aos alunos; em seguida, eles mesmos irão escolher suas poesias para as declamações);
* Propor releituras críticas( através da Arte) de poemas que eles mais se identificam;* Visita ao Tabuleiro Digital ( Pesquisa /Poetas consagrados );
* Realização de pesquisas: ”Descobrindo os poetas da terra”(poetas da nossa região);* Execução de oficinas voltadas à arte poética;* Promoções de Recitais a cada quinzena do mês( em sala de aula);
* Ter como rotina, interpretação de poemas;
* Propor temas para a criação de pequenos poemas;
* Promover o Concurso de Poesia(por maturidade das séries);
* Socialização das poesias criadas através de:-Um Recital especial(Para toda a escola);-A Edição de um Livro, onde o mesmo levará o nome do projeto: ”Versos em verso”;-Escolha dos Declamadores( feita por eles) para a gravação do cedê.Neste cedê, haverá a participação dos poemas criados pelos alunos, juntamente com vários poemas de autores renomados.;* Divulgação do projeto, (especialmente da edição do livro e da gravação do cedê), feita em parceria com a Rádio Web ( Projeto CIBEPARQUE/Anísio Teixeira/ Irecê);
* Edição dos poemas no jornal: O Brasileirinho - jornalzinho infanto-juvenil da cidade de Irecê e Microrregião;
* Confeccionar o pátio da Escola com as poesias consagradas(de poetas famosos), juntamente com as poesias criadas pelos alunos durante todo o ano, as dos nossos poetas locais e os da microrregião.

8. Sugestões para trabalho interdisciplinar:

- O professor de Inglês poderá pedir a tradução de algum poema escolhido por ele mesmo ou pelos alunos. Com a ajuda do professor de História, poderá ser feita a contextualização de alguns poemas de época, como por exemplo, “O Navio Negreiro”, de Castro Alves, que denuncia o sofrimento a que eram submetidos os negros ao serem transportados da África para o Brasil.
Arte: Releitura artística de poemas escolhidos por eles mesmos; peça teatral(Sarau)...OBS: As sugestões acima poderão ser ampliadas e transportadas para as outras matérias, de acordo a combinação dos professores nos planejamentos.

9. Avaliação:Trabalhos (em grupo);*Apresentações(Recital);

* Confecções de painéis;
* Avaliação escrita;
* Solicitação de poemas feitos por eles mesmos;
* Peças teatrais (contextualização);
* Pesquisas
Outros...

10. Organização da sala:

Sala “U” ou em círculo.

OBS: O professor querendo, poderá sair com os alunos para aula ao ar livre sempre que achar conveniente.

11. Recursos Didáticos:

* O material comum de sala de aula;
* Papel metro;* Giz colorido;
* Cartolina;* Caixa de som, microfones;
* Pincel atômico;
* Outros...

*RECURSOS TECNOLÓGICOS:

Máquina digital;
Rádio Web (gravação do cedê e divulgação dos poemas );
Tabuleiro Digital

12. CULMINÃNCIA:

*A gravação de um cedê feita pelos alunos, através do Projeto /Irecê-Ba- CIBEPARQUE - ANÍSIO TEIXEIRA.
*Visita dos alunos às demais salas de aula da Escola para a realização de um pequeno sarau (filmado).

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES:

As sugestões para trabalhos interdisciplinares estão no projeto caso algum colega queira trabalhar junto comigo e o professorDerisval Rocha.*É importante ressaltar a importância do uso dos recursos tecnológicos no decorrer do projeto; como, por exemplo, trabalhos de declamações filmados, vídeo-clipes, exploração do Tabuleiro Digital nas pesquisas, a Rádio Web com seus serviços disponíveis ( divulgação do projeto, gravação do cedê e até um suposto programa voltado a esse fim).

Nenhum comentário: