quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Programa de Formação Continuada de Professores do Município de Irecê
Curso de Licenciatura em Pedagogia / Séries Iniciais – II Turma 2008-10-28
Professor: Nelson de Luca Pretto
Aluna - Eletícia Pereira Campos

ATIVIDADE RIPE
TEXTO JORNALÍSTICO

CONEXÕES: CIBEPARQUE ANÍSIO TEIXEIRA
IRECÊ/ BAHIA

Projeto bastante inovador que visa disseminar a democratização dos recursos tecnológicos, garantindo o acesso aos meios de produção, às informações digitais, ampliando o seu contexto/ mundo aos bens culturais que lhes são pertinentes. Foi resultado de articulações empreendedoras entre a Universidade Federal da Bahia/UFBA ( Faculdade de Educação/FACED), a Fundação ADM e a Prefeitura Municipal de Irecê, no intuito de promover a inclusão tecnológica numa perspectiva sócio-cultural dos menos favorecidos.
O projeto teve início em 2005, sendo alavancado com a ajuda do BNDES, o qual tinha como intenção investir em iniciativas para a democratização do uso da internet. Conexões foi além, pois tinha como meta não só a garantia do acesso à informação/internet, mas também à democratização dos meios comunicacionais.
A estratégia dominante do projeto Conexões: Cibeparque Anísio Teixeira foi justamente estimular a participação comunitária, no nível da produção. Motivar as comunidades, capacitando essas pessoas no exercício de produção multimidiática, isto é, envolvê-las num processo autônomo de produção de cultura e conhecimento, isto em rede, através de rádios, tevês comunitárias, multimídia, imprensas, páginas na internet, tecendo caminhos de aproximação com o sistema escolar público onde a comunidade está envolvida.
Ainda nesta perspectiva de complexidade social, percebemos um movimento bastante dinâmico no projeto. Junto a ele, está o tabuleiro digital: Espaço público e gratuito de acesso direto a internet, garantindo assim, a tão falada inclusão digital da nova era.
A “conexão” Ponto de Cultura( que compreende uma gama de competências ) e Tabuleiro Digital, na verdade são dois eixos que se interligam.
O Ponto de Cultura já tem realizado várias ações sociais que vêm fazendo realmente a diferença na cidade de Irecê. Serviços como capacitação de jovens em softwares livres, cobertura em eventos( rádio web), produção de vídeo, TV e CDs dentre outros, estão sendo realizados.
Atualmente, através dos articuladores da equipe envolvida no projeto, alguns municípios circunvizinhos adotaram a idéia da inclusão digital, instalando em suas cidades pequenos territórios digitais, como é o caso de Barra do Mendes,
( cidade que fica a sessenta quilômetros de distância de Irecê) e outras que estão com o projeto em andamento.
A semente foi plantada!Já percebemos os frutos!A comunidade, aos poucos se interage e usufrui dos serviços do Cibeparque, principalmente dos territórios digitais. Jovens, “filhos do projeto”, já estão inseridos no mercado de trabalho, alguns deles tornaram-se autônomos prestadores de serviços da área digital e de produção.
A questão cidadania hoje não é mais, algo que se denota apenas do conceito do respeito moral, assistência à saúde de um povo, educação básica... Estamos em um ciberespaço onde sentimos cada vez mais a necessidade de estar, atuar, produzir, conectar. São as novas necessidades que se emergem no âmbito social.
A democratização do uso das tecnologias informacionais e comunicacionais é hoje considerada a democratização da integração social. A sociedade se refaz, ganhando novo perfil. É a era da informação acelerada; da tecnológica, que nos impulsiona a buscar condições de participação efetiva e reais possibilidades de crescimento multicultural.

2 comentários:

Sule disse...

Muito bom teu texto Eleticia!!!Gostei muito da articulação que conseguiu fazer entre os dois projetos... Penso que caberia detalhar mais um pouco a explicação quanto ao projeto Tabuleiro Digital(pense que nem todos leitores conhecem o projeto)...
Ao escrever tem que deixar claro para o outro que está lendo qual a sua mensagem...
Parabéns!
Bjinhos
Sule

Sule disse...

Oi Eletícia!
Estou fazendo a avaliação das atividades de vcs, dois pontos:
1. Precisa trazer o seu projeto prá teu blog também (lembre-se que para ativiade Oficina queremos tudo publicado no blog pessoal)
2. Não encontrei a realização do portifólio da escola. Portanto, como o prazo seria até dia 29/10 e estou fechando as avaliações, estou considerando que nem vc, nem o Deris realziram essa parte da atividade.
Bjinhos
Sule