sábado, 25 de outubro de 2008

A LUDICIDADE DOS JOGOS NA MATEMÁTICA

Universidade Federal da Bahia (UFBA )
Programa de Formação Continuada de Professores do Município de Irecê
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Séries Iniciais II turma/2008
Professor - Iron Pedreira
Aluna - Eletícia Pereira Campos

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

A LUDICIDADE DOS JOGOS NA MATEMÁTICA


O Espaço lúdico é entendido como o espaço da representação, da simulação e da concentração, e, com isso, do aprendizado. Por intermédio dos jogos as crianças aprendem a montar estratégias de auto-favorecimento dos lances, aprendem a dominar o instrumento num processo de auto-evolução de suas competências, como organizar e estimular situações de aprendizagens.
Na oficina: Tópicos em Educação Matemática, senti a importância da relação metodológica dos jogos em sala de aula.
Dos joguinhos que aprendi, escolhi, até o momento, dois para aplicar em sala (com grupos 09 e 10): O jogo das boas perguntas e o dominó de quatro cores.
Depois de explicar o procedimento do jogo das boas perguntas, começamos. No início foi muito engraçado, pois as crianças faziam perguntas desconexas, que generalizavam os animas os quais ali estavam expostos. Foi aí que perceberam a importância de se fazer realmente boas perguntas. Com algumas tentativas, perceberam que se não elaborassem as perguntas de forma prática, não tinham chances de acertar. Achei interessante a fala de uma das crianças, ( a Clarice ): ”Professora, tem duas perguntas que eliminam um monte desses animais; que são: É vertebrado? Voa?”
Todos queriam testar suas capacidades de acertos ou de erros. Foi uma experiência muito boa que vivemos nesse dia.
Com a outra turma, o jogo foi mais de concentração. Expliquei, por alto os procedimentos. Ao começar o jogo, foi uma euforia só!: “Estou conseguido”, uns diziam. Outros jogavam calados, na tentativa de encontrar meios para se chegar ao resultado final.
Depois de muitas tentativas frustradas, chamei-os para pensarmos, de forma mais lógica em como fazer para conseguir montar de forma correta as peças em seus respectivos lugares. Expliquei-os que as cores repetidas deveriam ser usadas primeiro. Foi uma experiência boa porque tentávamos juntos, ( eu também estava insegura, pela própria natureza do jogo). Um opinava daqui, outra dali. Com muitas articulações, todos conseguiram montar seus dominós. Foi compensador quando vi, em cada rostinho a alegria de ter superado seus limites cognitivos.
Os jogos são realmente uma oportunidade de auto-crescimento, onde a criança evolui de maneira lúdica e prazerosa. Nessa perspectiva, os jogos são certamente uma linguagem. Não verbal, mas uma linguagem!




TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICAA LUDICIDADE DOS JOGOS NA MATEMÁTICA

PLANEJAMENTO

Escola: Municipal Tenente Wilson Marques Moitinho
Professora: Eletícia Pereira Campos
Disciplina: Matemática
Número Previsto de Aula: 1( para cada série)
Jogos: Jogo das quatro cores e o das boas perguntas

Faixa etária dos alunos: 09 e 10 anos

Tempo estimado: 60 minutos ( 1 hora )

Material necessário: Os matériais do próprio jogo

Jogo das boas perguntas:

Regras do jogo:

*O grupo escolhe um dos animais apresentados;
*O atuante do jogo deverá fazer quatro perguntas que sejam objetivas e bem *feitas a respeito do possível animal escolhido;
*As perguntas devem ser bastante coerentes, no objetivo de a cada pergunta feita eliminam-se vários animais apresentados;
*Na quarta pergunta deve-se perguntar diretamente se o animal escolhido é “tal animal”.


Objetivos:

*Desenvolver a capacidade de elaborar estratégias no jogo;
*Estimular a praticidade e a objetividade nas elaborações das perguntas do jogo;
*Proporcionar a interação e a aprendizagem coletiva.

Conteúdo:

Jogo das boas perguntas





DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

*Em roda, mostrar o jogo e explicar com clareza de detalhes como se proceder no jogo;
*Convidar um aluno para começar o jogo;
*A partir deste, trabalhar as estruturas das perguntas feitas anteriormente;
*Formar os grupos e deixar que eles se sintam à vontade para assimilar as regras do jogo.
*Ao final do jogo, proporcionar momentos de conversa, onde os próprios alunos irão julgar a postura do colega mediante as regras do jogo.


2. Dominó das quatro cores:


Regras do jogo:

*Jogo individual;
*Ao jogar, procurar usar primeiro as peças de cores iguais;
*Não permitir que as cores iguais se toquem por nenhum ângulo, nem tampouco pela diagonal de seus vértices.

Objetivos:

*Desenvolver a capacidade de elaborar estratégias no jogo;
*Estimular a criança a refletir, a partir do lances feitos, a encontrar outros caminhos de acertos;
*Proporcionar a interação e a aprendizagem coletiva.


Conteúdo:

Jogando também se aprende: Dominó das quatro cores



DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

*Explicar, sem muitos detalhes as regras do jogo;
*Após deixá-los jogar por um tempo, chama-los para discutir os meios possíveis de se chegar a uma solução;
*Reiniciar o jogo;
*Socializar as experiências.


Avaliação
Criar pautas de observação para analisar as diferentes maneiras como as crianças jogam e o grau de envolvimento de cada uma delas. A partir da análise das pautas, propor novas experiências pautadas nos jogos trabalhados.

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