segunda-feira, 20 de abril de 2009

Entrevista feita com Jonas Santos, gerente da loja Maia de Irecê

O senhor Jonas Santos diz usar o software livre a quase um ano,mesma época em que a loja foi instalada aqui, em Irecê. Não houve uma total migração. A loja tanto usa o software livre como o Windows. Quando perguntamos das vantagens que ele consegue perceber, em relação ao software livre , seu Jonas foi prático em sua resposta: “A praticidade de poder abrir vários arquivos ao mesmo tempo”. Quanto às desvantagens? _O linux só pode ser usado com o mouse - diz senhor Jonas.
O software privado é usado para questões financeiras. O pessoal da loja não teve capacitação. A adaptação veio com a prática cotidiana. Em relação à manutenção, esta é feita por um técnico de João Pessoa. Ali, a empresa tem um centro de tecnologia que assiste todas as demais.
Nesta entrevista, percebemos um diferencial da loja Maia em relação às outras: Todos os computadores já vêm o firefox, ficando, portanto, sob a vontade do cliente querer ou não.Apesar do interesse da loja, os clientes preferem retirar o firefox e deixar apenas o Windows . Em meio à conversa, discutimos os por quês da repulsa dos clientes. Acreditamos que talvez seja pelo desconhecimento das vantagens do software livre, o medo do novo.

Um comentário:

Bonilla disse...

Olá Eletícia, não basta trazer a fala dos entrevistados. É necessário analisar o que eles disseram. Veja que o Sr. Jonas mostra muitos equívocos sobre o swl. Vc, enquanto estudante do assunto, precisa mostrar esses equívocos e analisar as posturas dos entrevistados. Vamos avançar!!!!
bj