segunda-feira, 20 de abril de 2009

O Software Livre & Ponto de Cultura de Irecê

Entrevista feita com Rita.de Cássia..-Funcionária do Ponto de Cultura

De acordo com Rita..., o Software Livre chegou no Ponto de Cultura através de um projeto elaborado pela UFBA ( Universidade Federal da Bahia ) em 2003.Os computadores já chegaram em Software Livre. O sistema utilizado é o Ubunto. Os aplicativos são o open office, gráficos, áudio e vídeo. O open office é o editor de texto, presentação e planilha eletrônica. O gimp é o editor de imagem...A manutenção é feita pelos próprios funcionários e voluntários do Ponto de Cultura.
Rita de Cássia diz que é adepta ao software livre pelas vantagens e seguranças que o mesmo oferece. Com muita segurança, nos falou dos quatro princípios ( liberdades ) do software livre:
*A liberdade de executar o programa para qualquer propósito;
*A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades. Acesso ao código fonte é um pré-requisito pra esta liberdade;
*A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa beneficiar o próximo;
*A liberdade de aperfeiçoar o programa e liberal os seus aperfeiçoamentos de modo que toda comunidade se beneficie. Acesso ao código fonte é pré-requisito para essa liberdade.
“O interessante do software livre é que se pode utilizá-lo paulatinamente, sem instalá-lo, fazendo apenas o but”, diz Rita de Cássia.

Nenhum comentário: