sábado, 20 de junho de 2009

Fragmento memorialístico

SÃO JOÃO
A ALEGRIA DA GAROTADA

A alegria da garotada, o balão vai subindo, vem caindo a garoa. O céu é tão lindo e a noite é tão boa. São João, São João! Acende a fogueira no meu coração. (A Alberto Ribeiro e João de Barro).

Os dias de São João eram de alegria e muita diversão. Como meu pai tinha um pequeno comércio, para nós a festa era completa. Em meio a euforias e traquinagens, quase sempre acabávamos nos machucando com os traques, chuvinhas e bombinhas que eram estouradas com gritos de emoção e felicidades.

Minha mãe fazia deliciosas festas juninas, para todos da rua. Quando me lembro desses momentos sinto uma grande nostalgia dos tempos de criança. Era um tempo de pura magia onde o mundo parecia pequeno diante de tantas coisas boas que vivíamos e fazíamos. Como era bom o forró no meio do salão! Era compensador ver as senhoras idosas, amigas dos meus pais, se divertindo, dançando, sorrindo. Ali, os sanfoneiros pareciam incansáveis. Nós, crianças, corríamos no meio do salão, nos divertíamos em volta da fogueira esperando a hora final para catarmos o que sobrava de sua queda, pois os adultos era quem lucrava na tão competitiva busca de dinheiro ou algo de valor que eram pendurados em seus galhos secos.

Nenhum comentário: